O CONTO DO VIGARIO

  • 03/10/2024
O CONTO DO VIGARIO

ELEIÇÕES 2024

Por Helio Vaz

São Francisco do Sul, bem como em todos os municípios do Brasil, eleitores se preparam para votar em seus candidatos a prefeitos e vereadores.

Em “São Chico City” temos duas frentes políticas que se destacam como as preferidas do eleitor francisquense. De um lado aparece o atual gestor do municipio Godofredo Gomes Moreira Filho com o MDB e coligados. Do outro lado, desponta o empresário, Renato Gama Lobo (PL). Duas alas distintas; de um lado temos um prefeito que repete osmesmos erros de 1993 á 1996. Erros clássicos e imperdoáveis para todo aquele que entende de gestão pública.

Do outro lado vemos um empresário de sucesso que já provou por A + B, que usa o cargo político (enquanto no poder) para fazer gestão pública com transparência, usando o dinheiro do munícipe com o respeito e transparência que merece.

Usando este dois parâmetros; lembramos o final de mandato em 1996, momento em que o Godofredo deixou a prefeitura sem um centavo sequer nos cofres públicos, muito menos pagou os funcionários da prefeitura. O estrago foi tão grande que precisou de mais de 30 anos para cair no esquecimento da população e conseguir se eleger novamente. Mesmo assim, ainda num momento pandêmico, o candidato (Godofredo) se elegeu pedindo votos usando máscara, onde foi possível esconder sua verdadeira face; de enganador e péssimo gestor do dinheiro público.

Já o empresário Renato Gama Lobo, hoje (PL), enquanto gestor público, apesar do pouco tempo que teve para administrar o municipio, mostrou que mesmo no momento de dificuldades financeiras, quando se quer pode-se fazer uma boa gestão. Renato, enquanto exerceu a função de prefeito no período de 2017 á 2020 – para aquele que consegue avaliar gestão pública e diferenciar o quadro entre a falácia e a pratica, lembramos que; em campanha, Renato propôs a população, fazer uma gestão pública eficaz, séria, e transparente. Diante do quadro que se apresentou durante seu mandato, fez o que foi possível fazer.

Para aqueles esquecidos, lembramos que o Renato, assumiu em 2017 – ano de recuperação financeira e de colocar a casa em ordem; Num primeiro momento, promoveu reforma administrativa, revisou contratos assumidos pela gestão anterior, pagou a todos aqueles fornecedores que por direito tinham algo a receber.

Obras a serem concluídas

Por exemplo; na secretaria da educação, devido a falta de repasse de verbas do governo federal (recursos do FNDE), estavam pendentes (sem concluir) as obras da quadra de esportes (Escola Ida Beatriz Brunato de Camargo), e a obra do CMEI - tambem do Majorca, ainda sem conclusão até a data de hoje, devido a interferência da direção do FNDE - Governo Federal (PT) que mudou a metodologia para a construção dos CMEI´s no Brasil – desculpa usada para não repassar a verba destinada aos municípios (trocando em miúdo) mudaram o projeto com a obra em andamento.

Não bastasse as pendencias informativas e deficiências financeiras, o engenheiro responsavel pelos relatórios do andamento das obras, simplesmente abandonou tudo e sumiu. Relatório, sem o qual o FNDE bloqueou todas as verbas prevista para o andamento das obras de São Francisco do Sul - a Escola João Germano (Iperoba), foi tambem uma delas.

Na Saúde; Foram concluídos as obras dos ESF´s (Estratégia Saúde da Familia), da Vila Glória, Acarai e Sandra Regina, ambas iniciadas na gestão anterior. O Hospital N.S da Graça no Rocio Grande teve a reativação das internações e cirurgias. Os serviços de RX do UPA-24 horas (Sandra Regina) melhorou o atendimento da comunidade dos balnearios.

Governo Sensível as necessidades da população

Além do programa “Café com o prefeito” – momento ímpar, onde aproximou informalmente o gestor público e a população, onde eram discutidos assuntos relevantes e de interesse de todos. O projeto “Prefeitura nos Bairros”, onde a comunidade era respeitada e a sua reinvindicação levada a sério, foi outro marco positivo na gestão do prefeito Renato.

Obras e manutenção de equipamentos

Na gestão do prefeito Renato - a população era ouvida. As obras executadas, foram antes, insistentemente e incansavelmente debatidas com a população.

Período curto

A gestão do prefeito Renato, foi curta mais eficiente; O homem pegou uma prefeitura cheia de déficits financeiros, (ajeitou a casa), pagou a quem a prefeitura devia. Planejou a gestão pública para um longo tempo. Priorizou as pessoas que realmente precisam do poder público. Foi prefeito voluntario (Único no Brasil). Recebeu o municipio com mais de R$ 10 milhões de dívidas, ao sair do governo deixou mais de R$ 50 milhões em caixa. Tudo isso, foi feito no período de dois anos somente, nos outros dois restantes, nada pode ser feito devida a pandemia do COVID-19 que travou o mundo, e São Francisco d Sul não foi diferente.

Ao contrario

Godofredo, recebeu a prefeitura estável e com dinheiro em caixa. Fora isso, devido a gestão eficiente do se antecessor (Renato), o municipio teve aumento significativo na arrecadação fiscal, dinheiro o qual o atual gestor (Godofredo) faz questão de desperdiçar em obras mal feitas e superfaturadas, colocando Aditivos em tudo o que faz. Outro fator importante a ser comparado na gestão pública dos candidatos; “O Renato, ouve a população antes de executar uma obra impactante”. O Godofredo, empurra goela abaixo da população como é o caso das obras de revitalização da “Orla Marítima da Enseada.

O Conto do Vigário

Não bastasse as trapalhadas feitas pela atual gestão do municipio; abandono dos balnearios (setor de infraestrutura) por mais de três anos, sem ao menos passar uma patrola nas ruas, no momento de agonia tem feito uns arranjos em algumas vias, inclusive depois de tanto apanhar da população mente mais uma vez aos moradores da praia ao dizer que o estacionamento da Orla da Enseada vai voltar. Inclusive mandou um anteprojeto (eleitoreiro) que pode ser revogado a qualquer momento, se acaso se reeleger.

Outra mentira esfarrapada (o engodo do godo) foi a licitação da 2ª etapa da revitalização da Orla Marítima. Primeiro que não conseguiu concluir a confusa 1ª etapa da obra. Segundo, existem processos abertos ainda na gestão do então prefeito Odilon, pendengas de retiradas de moradores da orla (lado da Praia) até os dias de hoje não resolvidos. Ação necessárias (primeiro), antes de qualquer projeto de revitalização mais abrangente. Então GODOFREDO – vai contar MENTIRAS pra quem não te conhece.

Separar o Joio do Trigo

No próximo domingo (06) é o dia “D” dia de separar o joio do trigo – ou você acorda para as mudanças que estão por vir, ou segue com as ervas daninhas que ai estão. Bom lembrar quando você vota no prefeito você tambem está votando na sua equipe de trabalho. Junto com os prefeito eleitos, vem os diretores, secretários, assessores, lembre se você foi bem atendido pela equipe da atual gestão ou não. Vote de acordo com a sua visão e consciência.

Cada um colhe o que planta

Você eleitor vai decidir no próximo domingo (06) qual o rumo que você quer para a sua cidade. A final, no momento que você digita o número do seu candidato a vereador ou prefeito, ali naquele momento você assina um cheque em branco para que o seu indicado - o represente no legislativo ou no executivo municipal por quatro anos. Lembrando mais uma vez que; “Voto não tem preço, tem consequência”. Não vai cair de novo no CONTO DO VIGARIO, NÉ...


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Ressuscita-me

Aline Barros

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes