O CASO DO DESCASO
- 07/11/2024
CONTRA PONTO
Por Helio Vaz
Quem seria o ”PAI DA CRIANÇA”, eis a questão.
Em 2003, iniciava uma obra que prometia trazer bons resultados num roteiro turístico da região norte e nordeste de Santa Catarina. O projeto denominado “Costa do Encanto”, propunha alavancar o turismo ligando de Itapoá á Piçarras. O projeto na teoria, realmente era muito bonito, no entanto na pratica as coisas se mostraram diferentes.
O projeto do governo do (in memoriam) Luiz Henrique da Silveira, buscava propiciar ao turista, opções de acesso e atendimento estilo europeu, dentro de uma rota de fácil acesso, sem muito desgaste no transito, no entanto das etapas previstas, pouca coisa foi concluída. As principais obras para melhorar a acessibilidade urbana, boa parte estão “meia boca”, outras nem saíram do papel. Um dos trechos travados, que liga Itapoá x Vila da Glória, no Distrito do Sai, menos de 10 KM emperrados, sem previsão de conclusão, é o retrato da falta de representatividade política, ou falta de interesse dos nossos representantes do legislativo e executivo....
Distrito do Sai
O transporte marítimo com a empresa F.Andreis, tem sido alvo de muitas reclamações dos usuários do cotidiano uma, pelo preço, outra, pelo atendimento deficiente. O uso de balsas velhas (Ferry Boat), que não oferecem a segurança necessária aos usuários, tem merecido constantes reclamações.
A falta de manutenção da pavimentação no trecho da Vila da Glória x Vigorelli (Joinville), tem causado sérios transtornos e riscos de acidentes, constantemente. Um grande exemplo foi o acidente acontecido com o ônibus que atende a região (Transtusa), que por muito pouco não causou transtornos mais graves.
Resumindo
Costa do Encanto, do saudoso, Luiz Henrique da Silveira (governador), continua encantada; na atualidade, o que vemos, sem ser pessimista; “Estudos para saber da viabilidade de projetos tais como; Construção da Ponte da Vigorelli x Vila da Glória, Abertura do Canal do Linguado, Duplicação da BR: 280, Contorno Ferroviário, Terceira Ponte (ligando Ubatuba x Praia Grande), Majorca, não passam de especulações pré-eleitoral, de políticos que acreditam na deficiência mental da população.
Repetitivos...
Se até o momento não resolveram nem a pavimentação da avenida, trecho,Itapoá x Vila da Glória. Não realizam nem a manutenção das principais vias, acreditar em algo maior, é crer em “Papai Noel, Duende, Bicho Papão”, dentre outros contos do vigário...Cá entre nós, está na hora dos “políticos” darem uma renovada nas “MENTIRAS”. Abertura do Canal do Linguado, Duplicação da BR: 280, Contorno Ferroviario, são velhas mentiras,dificeis de acreditar. Como diz o ditado; particularmente, estou igual “São Benedito”, sem ver não acredito... Quanto as promessas eleitoreiras, vamos aguardar para conhecer atraves do DNA, quem será o “Pai da Criança” – Eleições 2026 - vem ai...