“Ponte que liga Ubatuba a Enseada Apresenta Deficiência em sua Estrutura”
- 30/12/2024
CONTRA PONTO
Por Helio Vaz
Gostaríamos de encerrar o ano de 2024 falando sobre uma boa notícia, mas infelizmente em São Francisco do Sul faz algum tempinho que pouca coisa se destaca positivamente. Além da sua beleza natural, a 3ª cidade mais antiga do Brasil, a muito tempo, tem seu desenvolvimento econômico-social, sendo empurrado “com a barriga”.
Destaque de final de ano
A ponte que cruza a Foz do Rio Acarai, (Ubatuba x Enseada) foi destaque nos meios de comunicação do Estado de Santa Catarina. A notícia não é boa, e merece cuidados especiais. A cabeceira da principal e única ponte que liga as praias do Ubatuba e Enseada, apresentou rachaduras, forçando a mobilização de técnicos da prefeitura municipal.
Defesa Civil e Engenheiros estiveram no local e avaliaram não haver perigo de desabamento da estrutura da velha ponte. Fizeram alguns remendos (ação a qual esta gestão é especialista. Diga-se de passagem, remendos e operação tapa buracos virou a especialidade desta gestão caótica, que mesmo apresentando sérias deficiências administrativa e política, conseguiu se reeleger.
Quanto a PONTE. Existe a necessidade de um planejamento mais aprofundado na sua extensão. A estrutura arcaica, que me lembre, somente mereceu maior atenção ainda na gestão do Prefeito Odilon Ferreira de Oliveira (in memoriam). Lá por 2004 foi elaborado um projeto da construção de uma nova estrutura, uma ponte “Estilo Estaiada”, ligando a Av. Santa Catarina e Av. Atlântica. No entanto, foi mais um projeto que não saiu do papel. Este ano (2024), o empresário Renato Gama Lobo (PL) (candidato a prefeito), dentre outros, propôs num prospecto, um projeto da construção de uma nova ponte no local em destaque. Entretanto, o candidato não obteve êxito nas urnas, e mais uma vez ficamos a “ver navios” .
Dentre outros “Calos do Nicanor” ou “Tendão de Aquiles”, como queiram, existe a fala da construção de uma segunda ponte para passagem de veículos, ligando Ubatuba à Praia Grande, aliás, está promessa, aparece mais forte nas campanhas eleitorais. Imagina, atualmente, ter que fechar a única ponte que existe, ligando os balneários, tendo como opção o acesso da praia do Ervino à Praia Grande. Uma avenida que poderia ser usada como rota turística, mas devido a falta de visão do governo municipal, nem manutenção é feita, hoje, serve somente para ralis e para aqueles gostam de aventuras perigosas.
Para aqueles que acreditam em milagres, é bom rezar de joelhos dobrados, mas cá entre nós para esta gestão que é cega, surda e muda, se algo de pior vier acontecer na ponte velha da foz do rio acarai o comercio dos nossos balneários serão, mais uma vez os mais prejudicados... Orai e Vigiar....
Abraço e Feliz 2025....