​Parabens Araquari

  • 05/04/2025
​Parabens Araquari

Parabens Araquari

149 Anos de Emancipação

CONTRA PONTO

Por Helio Vaz

Neste sábado (05) Araquari, completa 149 anos de emancipação política. A “Capital Catarinense do Maracajá”, tambem conhecida como a “Cidade Refúgio dos Pássaros”, vem passando por constante transformação. De pacata cidade, referência, como “caminho para as praias”, se tornou uma cidade pujante.

Num passado muito curto “O Patinho Feio” dos municípios em desenvolvimento, a cidade se tornou uma das maiores referência quando se trata de crescimento e desenvolvimento econômico financeiro. O crescimento de Araquari não se destaca somente para Santa Catarina, bem como para outros Estados brasileiros, inclusive para o exterior.

Fazendo história

A vida é feita de ciclos; tal qual outras cidades Araquari passou por uma grande transformação; dos idos tempos; desde a expedição do espanhol, Alvar Cabeza de Vaca, a quase (484) anos atrás, momento do descobrimento, aconteceram muitas mudanças na região; de uma pequena aldeia, junto as margens do Rio Parati, para finalmente destacar entre as 10 maiores economia do Estado, realmente foi uma longa jornada.

Dever de casa

Araquari carrega em sua história, seu povo e sua gente que com humildade, boa vontade e competência soube fazer o “dever de casa”.

Para que estas mudanças acontecessem, a população depositou confiança em seu filho, natural, nascido na cidade. Contrariando o ditado que diz que “Prata da casa não faz milagre”; Surgia no ano de 2000 – um jovem político, Clenilton Carlos Pereira (vereador eleito), o qual mais tarde se tornaria o responsavel direto por mudar os caminhos da política araquariense.

Ciclo de vida

Vereador por tres mandatos, subprefeito da localidade do Itapocu, secretário de desenvolvimento econômico, vice-prefeito e prefeito por oito anos. Com a experiência adquirida, Clenilton, demonstrou ter visão política muito alem dos tempos, foi como Secretário de Desenvolvimento Econômico, que viu a possibilidade de tirar o municipio do “Volume Morto” em que se encontrava. Chegava o momento de desbloquear a economia, momento de renovar a política local.

Desburocratização

Clenilton, participou ativamente na expansão econômica e industrial de Araquari; a solução encontrada pelo secretário foi desburocratizar o sistema, flexibilizar alguns processos que complicavam as negociações com microempreendedores individual ou multinacional. Para resolver este problema, a participação da Câmara de Vereadores foi fundamental; Ao aprovar em 2018 - um projeto enviado pelo executivo municipal, que estabelecia novas regras nos incentivos fiscais para instalação ou ampliação de empresas no municipio.

A partir dali, abriu-se as portas para o empreendedorismo da cidade, várias empresas dos mais diferentes portes se instalaram e hoje fazem parte do crescimento e desenvolvimento sustentável de Araquari. Dentre outras, lembramos as empresas coreana Hyosung e a montadora alemã BMW.

Ciclo de Vida II

A história de Araquari, mostram claramente, que suas origens estão interligadas com a iniciativa, o esforço de muitos, lutando, buscando qualidade de vida para todos.

A Luta Continua

Em 2025 – sob a gestão do empresário Ludgero Jasper Junior, prefeito municipal de Araquari, a história continua; Jonvilense, (Gordo Jasper), pioneiro no ramo de Despachante e Contabilidade, bem como no setor hoteleiro na cidade, traz em seu curriculum, uma história de muita luta e seriedade; Vice prefeito de Clenilton Pereira por (08) oito anos, Ludgero tem a responsabilidade, juntamente com o vice prefeito; Nelson Bento da Silveira, de dar prosseguimento do crescimento e desenvolvimento do municipio.

Mobilidade Urbana

Uma das lutas de Ludgero, prefeito municipal é por mobilidade urbana. No início de mandato, o alcaide tem deixado claro o seu desgosto com a indefinição do governo federal sobre a duplicação da BR 280 - principalmente no trecho São Francisco do Sul x Araquari (Lote I).

Medida Paliativa

Ludgero, tem buscado o apoio financeiro dos governos estadual e Federal, com a finalidade de dar andamento do projeto da construção de uma ponte de 488,85 metros, (obra de arte especial), sobre o Rio Parati, ligando Araquari x Joinville. A proposta, inclui a pavimentação asfáltica de 5,9 KM de extensão, na rua Porto Alegre. Visando melhorias no setor viário, o governo municipal tem a previsão de investidos na ordem de R$ 60 milhões na execução da obra. De acordo com informações, o municipio está com tratativas bem adiantadas junto ao governo Estadual e Federal, para viabilizar a execução da obra, no entanto enquanto não for confirmado a parceria, o prefeito deve dar prosseguimento do projeto com verba municipal.

A equipe do Jornal ATRIBUNA DE SANTA CATARINA, parabeniza o municipio por esta data de fundamental importância para a história do povo araquariense...


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Ressuscita-me

Aline Barros

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes