Operação 'Verão sem fogo' prevê contratação de brigadistas e poços que não foram perfurados em 2023
29/10/2024
Governador Antonio Denarium (PP) decretou, nesta terça-feira (29), operação para combater os efeitos da estiagem e prevenir incêndios florestais. Governador assina decreto que cria operação "Verão sem fogo".
Caíque Rodrigues/g1 RR
Para combater os efeitos da estiagem, como uma possível crise no abastecimento de água, e prevenir incêndios florestais nos 15 municípios de Roraima, o governo do estado decretou, nesta terça-feira (29), a operação "Verão sem fogo". Um efetivo de 300 brigadistas e bombeiros militares vai atuar na ação, que se inicia nesta quarta-feira (30), e 28 poços artesianos devem ser perfurados em todo o estado.
Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
A operação acontece diante da regressão do rio Branco. Principal fonte de água potável que abastece a casa de moradores de Boa Vista, o rio voltou a secar.
💧 Em junho, dois meses após atravessar a segunda maior seca da história, o rio Branco marcava 6,61 metros. Agora, o volume é de 1,06 metros e representa "uma das maiores preocupações da operação", segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho.
Rio Branco na Orla Taumanã, em Boa Vista, em outubro de 2024
Caíque Rodrigues/g1 RR
O governador Antonio Denarium (PP) afirmou que a previsão é de que a estiagem seja maior do que a registrada no ano passado, mas que não são previstos riscos de desabastecimento de água em nenhum município.
"A previsão é de que nenhum município fique sem água. Vai depender muito das condições climáticas. Igual eu falei, é sobre água tratada. A Caer está perfurando poços artesianos e todos os reservatórios foram reformados, ampliando a capacidade de estocagem de água. Nós também fizemos investimentos em equipamentos para tratamento de água e estação da Caer que faz a coleta do rio Branco está trabalhando com filtros novos, motores novos, com uma capacidade muito grande da estação de tratamento de água. Da mesma forma, todos os municípios do interior estão tendo investimento do governo do estado através da Companhia de Águas e Esgoto", explicou.
Para combater uma possível falta de água, serão construídos 15 poços em Boa Vista e 13 no interior do estado. Eles são remanescentes da operação "Verão Seguro", deflagrada em outubro do ano passado, quando foi estimado a perfuração de mais 50 poços. Atualmente, eles ainda estão em andamento.
Governador Antônio Denarium decreta operação "Verão sem fogo" para combater efeitos da estiagem em Roraima.
Caíque Rodrigues/g1 RR
Ao g1, James Serrador, presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), empresa responsável pelo abastecimento de água no estado, informou que a construção dos poços é um processo demorado e que, conforme a necessidade de demanda, a companhia deve construir mais.
"É um processo demorado e complexo, mas a gente já perfurou 13 poços no interior do estado, a gente focou mais no interior do estado nesses primeiros meses, e agora estamos perfurando poços também em Boa Vista. Já foram perfurados cinco poços em Boa Vista, tem mais 15 para serem perfurados em bairros que a gente já identificou baixa pressão, por exemplo, Jardim Floresta, Operário, Treze de Setembro, enfim, esses locais em que a gente identificou essa baixa pressão pela nossa gerência de produção de água. A gente vai perfurar poços em Boa Vista, se precisar mais a gente contrata mais poços, tanto para Boa Vista como para o interior do estado", disse.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Roraima, Coronel Anderson Carvalho de Matos, a previsão é "contratar brigadistas proporcionais à demanda que surgir".
"Existe essa previsão de contratação e obviamente a questão da prorrogação, porque o contrato é temporário e ele vence em março, então nós teremos a prorrogação dos que estão contratados e possivelmente a contratação de mais brigadistas, caso haja necessidade para fazer esse trabalho de combate e prevenção", disse o coronel Anderson ao g1.
LEIA TAMBÉM:
Rio branco tem cheia acima da média dois meses após registrar 2ª maior seca da história
Terra do fogo: como RR se tornou o estado com maior número de incêndios em fevereiro
🔥 De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, Roraima já registrou 4.848 focos de calor desde janeiro deste ano. O pico ocorreu em fevereiro, quando foram 2.057 focos, um recorde se comparado a outros anos.
O decreto que regulariza a operação foi assinado pelo governador Antônio Denarium (PP) durante coletiva de imprensa no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima, no Centro de Boa Vista.
Participaram também o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), o chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, representantes da Defesa Civil Estadual e o comandante-geral da Polícia Militar, Miramilton Goiano, investigado pela Polícia Federal em um esquema de venda ilegal de armas e munições.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.